K-1 KICKBOXING
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A modalidade K-1 Kickboxing é oficialmente disputada no ringue de medida mínima de 5×5 metros e máxima de 10 x10 metros.
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Oficialmente o canto vermelho deve ficar a esquerda da mesa oficial e o canto direito a direita da mesa oficial.
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Em cada canto deve haver um balde e duas cadeiras para os técnicos.
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Também é permitido organizar em outras áreas de lutas como octógono ou tatame.
Objetivo
Objetivos |
Lutas amadoras |
Lutas Profissionais |
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1° |
KNOCKOUT (KO) |
1 KO |
1 KO |
2° |
KNOCKDOWNS (KD) NO ROUND |
2 KD |
3 KD |
3° |
KNOCKDOWNS (KD) NA LUTA |
3 KD |
4 KD |
4° |
Se não houver KO ou KD a luta irá para Decisão por Pontos (DP) |
Uniforme
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Eventos Amadores :O uniforme pode conter escritas ou dizeres de outros esportes contanto que o KICKBOXING esteja em evidência.
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Eventos Profissionais : O uniforme não pode conter escritas ou dizeres de outros esportes.
Atletas |
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Uniforme |
Amador |
Profissional |
Shorts sem bolso |
OK |
OK |
Top – Feminino |
OK |
OK |
Camiseta – Masculino |
NO |
NO |
Calça de Compressão |
NO |
NO |
Técnicos |
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Uniforme |
Amador |
Profissional |
Camiseta Cavada |
NO |
NO |
Bermuda |
OK |
NO |
Sandália |
OK |
NO |
Chinelo |
OK |
NO |
Equipamentos de Proteção
Equipamentos
Amador
Semi-Pró
Pró
Luvas
OK
OK
OK
Coquilha Masculina
OK
OK
OK
Coquilha Feminina
OPCIONAL
OPCIONAL
OPCIONAL
Protetor de Seios
OPCIONAL
OPCIONAL
OPCIONAL
Protetor Bocal
OK
OK
OK
Bandagem Amadora até 5mts
OK
OK
NO
Bandagem Profissional (Veja o Vídeo)
NO
NO
OK
Caneleira que cubra a canela e pelo menos o peito do pé
OK
OK
NO
Capacetes
OK
NO
NO
Equipamentos |
Amador |
Semi-Pró |
Pró |
Luvas |
OK |
OK |
OK |
Coquilha Masculina |
OK |
OK |
OK |
Coquilha Feminina |
OPCIONAL |
OPCIONAL |
OPCIONAL |
Protetor de Seios |
OPCIONAL |
OPCIONAL |
OPCIONAL |
Protetor Bocal |
OK |
OK |
OK |
Bandagem Amadora até 5mts |
OK |
OK |
NO |
Bandagem Profissional (Veja o Vídeo) |
NO |
NO |
OK |
Caneleira que cubra a canela e pelo menos o peito do pé |
OK |
OK |
NO |
Capacetes |
OK |
NO |
NO |
Duração dos Rounds
K-1 RULES (MASCULINO E FEMININO) |
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Tipo de Competição |
Nº ROUNDS |
TEMPO ROUND |
INTERVALO |
AMADOR |
3 |
2 minutos |
1 minuto |
SEMI-PROFISSIONAL |
3 |
3 minutos |
1 minuto |
PROFISSIONAL |
3 |
3 minutos |
1 minuto |
DISPUTA DE TÍTULO |
5 |
3 minutos |
1 minuto |
Vaselina e óleo
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A presença de óleos nos corpos dos lutadores é proibida em disputas amadoras.
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O uso de vaselina no rosto é permitido de forma limitada em lutas Profissionais.
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Só pode ser aplicada por alguém da comissão de arbitragem.
Pesagem
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A pesagem deve ser realizada em até 24h antes do evento.
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Em eventos profissionais o atleta que não bater o peso perde um ponto em cada Round da Luta.
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Em eventos amadores o atleta que não bater o peso é desclassificado.
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O Atleta deve apresentar os seguintes documentos :
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Cópia do atestado médico permitindo a participação em um campeonato de Kickboxing.
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Termo de responsabilidade
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Permissão para menor de idade caso menor de 18 anos.
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Categorias de Peso
Sexo | Idade | Divisões de Faixa e Experiência | Divisões de peso |
MASCULINO | 18 A 35 ANOS | 4 Divisões Iniciante, Amador, Semi-Pró e Pró |
MASCULINO PENA – até 57.000 Kg. LEVE – 57.001 a 60.000 Kg. SUPER LEVE – 60.001 a 63.500 Kg. MEIO MÉDIO – 63.501 a 67.000 Kg. MÉDIO LIGEIRO – 67.001 a 71.000 Kg. MÉDIO – 71.001 a 75.000 Kg. MEIO PESADO – 75.001 a 81.000 Kg. CRUZADOR – 81.001 a 85.000 Kg. PESADO – 85.001 a 91.000 Kg. SUPER PESADO – Acima de 91.001 Kg. |
FEMININO | 18 A 35 ANOS | 4 Divisões Iniciante, Amador, Semi-Pró e Pró |
MOSCA – até 52.000 Kg. GALO – 52.001 a 55.000 Kg. PENA – 55.001 a 60.000 Kg. LEVE – 60.001 a 65.000 Kg. MÉDIO – 65.001 a 70.000 Kg. PESADO – Acima de 70.001 Kg. |
MASCULINO | 15 A 17 ANOS (JUVENIL) | 2 Divisões Iniciante e Amador |
57 /63 / 69 /74 / 79 / 84 / 89 / 94 / + 94 Kg |
FEMININO | 15 A 17 ANOS (JUVENIL) | 2 Divisões Iniciante e Amador |
50 / 55 / 60 / 65 |
Decisões
Decisão Unânime: 3×0 Quando os três juízes apontam o mesmo vencedor Decisão Dividida: 2×1 Quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o 3º juiz aponta o outro lutador como vencedor Decisão Majoritária: 2×0 Quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o 3º juiz aponta empate. Empate Unânime: 0x0x0 Quando os três juízes indicam empate Empate Dividido: 1x1x0 Quando todos os três juízes indicam resultados diferentes, que somam empate Empate Majoritário: 0x0x1 Quando dois juízes indicam empate e 3º juiz aponta um vencedor
Exemplos :
Uma decisão Unanime não significa que o atleta perdeu todos os rounds
Empates
Em lutas de 3 rounds:
Haverá o 4° Round (round extra)
Quem ganhar o round extra ganha a luta independente do resultado dos outros rounds.
Em lutas de 5 rounds:
Em caso de empate o cinturão permanece com o atual detentor.
Golpes Válidos
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Socos – golpear com a parte acolchoada da luva em um alvo legal: ou seja, socos retos, ganchos, uppercuts, girar para trás do punho (somente se executado com o acolchoado, parte de trás da luva);
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Chutes – golpear com o pé ou parte inferior da perna em um alvo legal: ou seja, chutes frontais, chutes baixos dentro e fora da perna, chutes médios, chutes altos, sidekicks, chutes para trás, chutes de machado, chutes giratórios, chutes saltadores;
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Joelhos – golpeando com o joelho em um alvo legal: ou seja, joelho da frente, joelho redondo, joelho saltador na perna por dentro e por fora (observe as limitações de clinch explicadas abaixo em relação ao uso de golpes de joelho).
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Segurar a Perna + 1 Golpe
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Clinch + 1 Golpe
Golpes Irregulares
Golpes Irregulares
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Projeções e quedas
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Empurrar
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Agarrar braços e pernas
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Golpes contra articular
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Golpear o adversário caído
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Projeções e quedas
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Empurrar
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Agarrar braços e pernas
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Golpes contra articular
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Golpear o adversário caído
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Cotoveladas
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Cabeçadas
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Golpear as costas do adversário
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Golpear as genitais do adversário
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Golpes após o comando Stop
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Cotoveladas
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Cabeçadas
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Golpear as costas do adversário
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Golpear as genitais do adversário
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Golpes após o comando Stop
Contusões obtidas durante a luta
Contusão sofrida por: |
Pode Lutar ? |
Ação |
Golpe legal |
Não |
O competidor machucado perde por knockout técnico (TKO) |
Golpe ilegal acidental |
Sim |
Desconta um ponto do infrator, segue a luta |
Golpe ilegal proposital |
Não |
O competidor que causou a contusão perde por desclassificação (DESC) |
Golpe ilegal proposital |
Sim |
Desconta um ponto do infrator, segue a luta ou O competidor que causou a contusão perde por desclassificação (DESC) |
Golpe ilegal acidental |
Não |
No contest se for antes terminar o 2° round (em lutas de 3 rounds)No contest se for antes terminar o 3° round (em lutas de 5 rounds)Após este limite, o placar dos juízes até o momento definirá o vencedor |
Em eventos amadores de chave não existe no contestA luta será determinada pela pontuação do momento que foi encerrada. |
KNOCKDOWN
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No caso de KNOCKDOWN, o árbitro abrirá uma contagem protetora de 8 segundos para o atleta que foi ao chão.
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Se o lutador toca o solo com qualquer parte do corpo que não os seus pés como o resultado de um golpe ou uma série de golpes válidos.
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Se o lutador segura impotente nas cordas como o resultado de um golpe ou uma série de golpes.
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Se o lutador está totalmente ou parcialmente fora das cordas, como resultado de um golpe ou uma série de golpes.
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Se, após um golpe forte o lutador não caiu, mas, demonstra estar em um estado semiconsciente e não pode, na opinião do Árbitro, continuar a luta.
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No caso de KNOCKDOWN, o árbitro abrirá uma contagem protetora de 8 segundos para o atleta que foi ao chão.
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Se o lutador toca o solo com qualquer parte do corpo que não os seus pés como o resultado de um golpe ou uma série de golpes válidos.
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Se o lutador segura impotente nas cordas como o resultado de um golpe ou uma série de golpes.
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Se o lutador está totalmente ou parcialmente fora das cordas, como resultado de um golpe ou uma série de golpes.
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Se, após um golpe forte o lutador não caiu, mas, demonstra estar em um estado semiconsciente e não pode, na opinião do Árbitro, continuar a luta.
Advertências
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Advertência não oficial : pode ser aplicada sem parar a luta, não há desconto de pontos.
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Advertência Oficial : Todas as advertências descontam 1 ponto diretamente no placar do Round.
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Na quarta Advertência Oficial o atleta é desclassificado.
Sistema de pontuação 10-10
10 X 10 |
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10 X 9 |
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10 X 8 |
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10 X 7 |
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Julgamento do Round
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Durante um round o três juízes irão julgar cada golpe dos atletas para determinar um vencedor do round caso não tenha KD ou KO.
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O Kickboxing é um esporte de AGRESSIVIDADE sendo assim técnicas de defesa não são relevantes para o julgamento do round.
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Critérios utilizados pelos juízes para julgar os golpes :
-Golpe Conectado
É um Golpe Aplicado acerta área de pontuação.
Possui um valor médio no julgamento.
-Golpe Contundente
É um Golpe Conectado que causa dano ao adversário.
Possui um valor alto no julgamento.
Outros critérios podem ajudar o árbitro a julgar a luta como por exemplo golpes efetivos de difícil aplicação.
Outros critérios podem ajudar o árbitro a julgar a luta como por exemplo golpes efetivos de difícil aplicação.