Regras de K1

K-1 KICKBOXING
  • A modalidade K-1 Kickboxing é oficialmente disputada no ringue de medida mínima de 5×5 metros e máxima de 10 x10 metros.
  • Oficialmente o canto vermelho deve ficar a esquerda da mesa oficial e o canto direito a direita da mesa oficial.
  • Em cada canto deve haver um balde e duas cadeiras para os técnicos.
  • Também é permitido organizar em outras áreas de lutas como octógono ou tatame.
Objetivo
Objetivos
Lutas amadoras
Lutas Profissionais
KNOCKOUT (KO)
1  KO
1 KO
KNOCKDOWNS (KD) NO ROUND
2 KD
3 KD
KNOCKDOWNS (KD) NA LUTA
3 KD
4 KD
Se não houver KO ou KD a luta irá para Decisão por Pontos (DP)
Uniforme 
  • Eventos Amadores :O uniforme pode conter escritas ou dizeres de outros esportes contanto que o KICKBOXING esteja em evidência.
  • Eventos Profissionais : O uniforme não pode conter escritas ou dizeres de outros esportes.
Atletas
Uniforme
Amador
Profissional
Shorts sem bolso
OK
OK
Top – Feminino
OK
OK
Camiseta – Masculino
NO
NO
Calça de Compressão
NO
NO
Técnicos
Uniforme
Amador
Profissional
Camiseta Cavada
NO
NO
Bermuda
OK
NO
Sandália
OK
NO
Chinelo
OK
NO
Equipamentos de Proteção
Equipamentos
Amador
Semi-Pró
Pró
Luvas
OK
OK
OK
Coquilha Masculina
OK
OK
OK
Coquilha Feminina
OPCIONAL
OPCIONAL
OPCIONAL
Protetor de Seios
OPCIONAL
OPCIONAL
OPCIONAL
Protetor Bocal
OK
OK
OK
Bandagem Amadora até 5mts
OK
OK
NO
Bandagem Profissional  (Veja o Vídeo)
NO
NO
OK
Caneleira que cubra a canela e pelo menos o peito do pé
OK
OK
NO
Capacetes
OK
NO
NO
Duração dos Rounds
 K-1 RULES (MASCULINO E FEMININO)
Tipo de Competição
Nº ROUNDS
TEMPO ROUND
INTERVALO
AMADOR
3
2 minutos
1 minuto
SEMI-PROFISSIONAL
3
3 minutos
1 minuto
PROFISSIONAL
3
3 minutos
1 minuto
DISPUTA DE TÍTULO
5
3 minutos
1 minuto

 

Vaselina e óleo

  • A presença de óleos nos corpos dos lutadores é proibida em disputas amadoras.
  • O uso de vaselina no rosto é permitido de forma limitada em lutas Profissionais.
  • Só pode ser aplicada por alguém da comissão de arbitragem.

 

Pesagem

  •  A pesagem deve ser realizada em até 24h antes do evento.
  •  Em eventos profissionais o atleta que não bater o peso perde um ponto em cada Round da Luta.
  •  Em eventos amadores o atleta que não bater o peso é desclassificado.
  •  O Atleta deve apresentar os seguintes documentos :
    •  Cópia do atestado médico permitindo a participação em um campeonato de Kickboxing.
    •  Termo de responsabilidade
    •  Permissão para menor de idade caso menor de 18 anos.



Categorias de Peso

Sexo Idade Divisões de Faixa e Experiência Divisões de peso
MASCULINO 18 A 35 ANOS 4 Divisões
Iniciante, Amador, Semi-Pró e Pró
MASCULINO
PENA – até 57.000 Kg.
LEVE – 57.001 a 60.000 Kg.
SUPER LEVE – 60.001 a 63.500 Kg.
MEIO MÉDIO – 63.501 a 67.000 Kg.
MÉDIO LIGEIRO – 67.001 a 71.000 Kg.
MÉDIO – 71.001 a 75.000 Kg.
MEIO PESADO – 75.001 a 81.000 Kg.
CRUZADOR – 81.001 a 85.000 Kg.
PESADO – 85.001 a 91.000 Kg.
SUPER PESADO – Acima de 91.001 Kg.
FEMININO 18 A 35 ANOS 4 Divisões
Iniciante, Amador, Semi-Pró e Pró
MOSCA – até 52.000 Kg.
GALO – 52.001 a 55.000 Kg.
PENA – 55.001 a 60.000 Kg.
LEVE – 60.001 a 65.000 Kg.
MÉDIO – 65.001 a 70.000 Kg.
PESADO – Acima de 70.001 Kg.
MASCULINO 15 A 17 ANOS (JUVENIL) 2 Divisões
Iniciante e Amador
57 /63 / 69 /74 / 79 / 84 / 89 /  94 / + 94 Kg
FEMININO 15 A 17 ANOS (JUVENIL) 2 Divisões
Iniciante e Amador
50 / 55 / 60 / 65

Decisões

Decisão Unânime: 3×0 Quando os três juízes apontam o mesmo vencedor

Decisão Dividida: 2×1 Quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o 3º juiz aponta o outro lutador como vencedor

Decisão Majoritária: 2×0 Quando dois juízes apontam um lutador como vencedor e o 3º juiz aponta empate.

Empate Unânime: 0x0x0 Quando os três juízes indicam empate

Empate Dividido: 1x1x0 Quando todos os três juízes indicam resultados diferentes, que somam empate

Empate Majoritário: 0x0x1 Quando dois juízes indicam empate e 3º juiz aponta um vencedor

Exemplos :


Uma decisão Unanime não significa que o atleta perdeu todos os rounds

 

 

Empates

Em lutas de 3 rounds:

Haverá o 4° Round (round extra)

Quem ganhar o round extra ganha a luta independente do resultado dos outros rounds.

Em lutas de 5 rounds:

Em caso de empate o cinturão permanece com o atual detentor.

 

Golpes Válidos

 

  •  Socos – golpear com a parte acolchoada da luva em um alvo legal: ou seja, socos retos, ganchos, uppercuts, girar para trás do punho (somente se executado com o acolchoado, parte de trás da luva);

  • Chutes – golpear com o pé ou parte inferior da perna em um alvo legal: ou seja, chutes frontais, chutes baixos dentro e fora da perna, chutes médios, chutes altos, sidekicks, chutes para trás, chutes de machado, chutes giratórios, chutes saltadores;

  • Joelhos – golpeando com o joelho em um alvo legal: ou seja, joelho da frente, joelho redondo, joelho saltador na perna por dentro e por fora (observe as limitações de clinch explicadas abaixo em relação ao uso de golpes de joelho).

  • Segurar a Perna + 1 Golpe 

  • Clinch + 1 Golpe

 

Golpes Irregulares
  • Projeções e quedas
  • Empurrar
  • Agarrar braços e pernas
  • Golpes contra articular
  • Golpear o adversário caído
  • Cotoveladas
  • Cabeçadas
  • Golpear as costas do adversário
  • Golpear as genitais do adversário
  • Golpes após o comando Stop
Contusões obtidas durante a luta
Contusão sofrida por:
Pode Lutar ?
Ação
Golpe legal
Não
O competidor machucado perde por knockout técnico (TKO)
Golpe ilegal acidental
Sim
Desconta um ponto do infrator, segue a luta
Golpe ilegal proposital
Não
O competidor que causou a contusão perde por desclassificação (DESC)
Golpe ilegal proposital
Sim
 Desconta um ponto do infrator, segue a luta ou O competidor que causou a contusão perde por desclassificação (DESC)
Golpe ilegal acidental
Não
No contest se for antes terminar o 2° round (em lutas de 3 rounds)
No contest se for antes terminar o 3° round (em lutas de 5 rounds)
Após este limite, o placar dos juízes até o momento definirá o vencedor
Em eventos amadores de chave não existe no contest
A luta será determinada pela pontuação do momento que foi encerrada.
KNOCKDOWN
  • No caso de KNOCKDOWN, o árbitro abrirá uma contagem protetora de 8 segundos para o atleta que foi ao chão.
  • Se o lutador toca o solo com qualquer parte do corpo que não os seus pés como o resultado de um golpe ou uma série de golpes válidos.
  • Se o lutador segura impotente nas cordas como o resultado de um golpe ou uma série de golpes.
  • Se o lutador está totalmente ou parcialmente fora das cordas, como resultado de um golpe ou uma série de golpes.
  • Se, após um golpe forte o lutador não caiu, mas, demonstra estar em um estado semiconsciente e não pode, na opinião do Árbitro, continuar a luta.

Advertências

  • Advertência não oficial : pode ser aplicada sem parar a luta, não há desconto de pontos.
  • Advertência Oficial : Todas as advertências descontam 1 ponto diretamente no placar do Round.
  • Na quarta Advertência Oficial o atleta é desclassificado.

Sistema de pontuação 10-10
10 X 10
  • Pontuação inicial
  • Um Round nunca deve terminar 10 X 10
10 X 9
  • O atleta ganha o round
10 X 8 
  • O Atleta aplica 01 KNOCKDOWN
  • Recebe o ponto do Round e do KNOCKDOWN
10 X 7
  • O Atleta aplica 02 KNOCKDOWNS
  • Recebe o ponto do Round e dos KNOCKDOWNS

Julgamento do Round

  • Durante um round o três juízes irão julgar cada golpe dos atletas para determinar um vencedor do round caso não tenha KD ou KO.
  • O Kickboxing é um esporte de AGRESSIVIDADE sendo assim técnicas de defesa não são relevantes para o julgamento do round.
  • Critérios utilizados pelos juízes para julgar os golpes :


Outros critérios podem ajudar o árbitro a julgar a luta como por exemplo golpes efetivos de difícil aplicação.

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